quinta-feira, 7 de junho de 2012

Diga adeus a Ezio e a Altaïr: Connor é o grande assassino da série

0 comentários
Qualquer um que passar em frente ao Los Angeles Convention Center nesta semana irá dar de cara com a principal aposta da Ubisoft para o evento. O cartaz de Assassin's Creed III toma boa parte da fachada e mostra que a desenvolvedora francesa tem total confiança no nova capítulo da franquia. Também pudera, já que, desde seu anúncio, o game é um dos mais aguardado do ano pelos fãs.

No entanto, mesmo com as constantes informações liberadas pela companhia, pouco se sabe sobre a jogabilidade. Sabemos que há um novo herói, mecânicas e ambiente, mas ainda não vimos tudo isso sendo utilizado em conjunto na prática. Até agora.

Uma versão demonstrativa foi exibida aos jornalistas durante a E3 e o BJ pôde conferir um pouco das novidades que Connor traz à franquia. Apenas para adiantar, podemos dizer que tudo isso é brutal.


Bicho do mato
Logo no início da apresentação, fomos apresentados à primeira grande novidade de Assassin's Creed III: a caça. A cena colocava o herói no meio da neve na tentativa de abater um cervo. Ele se aproxima lentamente e se esconde no meio de alguns arbustos, sendo coberto por uma linha bem tímida em torno de seu corpo. Trata-se do sistema de camuflagem, uma das adições mais interessantes até o momento.

Esse recurso é uma espécie de evolução do anonimato dos títulos anteriores, com a diferença de que você tem uma visão maior de quem está em seu campo de alcance, o que evita surpresas desagradáveis. Além disso, ela foi ampliada e abrange tanto os animais como os próprios templários, já que você pode se misturar à população para se esconder dos guardas. 


Voltando à caça, Connor abate o animal enquanto se esconde na vegetação e é atacado por lobos. É nesse momento que temos um rápido vislumbre de um botão de esquiva, o que permite que o herói escape das investidas e consiga realizar um contra-ataque rápido com sua pistola.

Logo após coletar a pele dos animais - o que nos fez lembrar muito Red Dead Dead Redemption -, o protagonista vai a um vilarejo e oferece seus itens aos açougueiro local, cumprindo uma das missões disponíveis. Ao que parece, essas quests serão uma presença forte no novo game, uma vez que sempre terá alguém pedindo ajuda.


Vimos também a tão comentada possibilidade de interagir com a paisagem. Se, até Assassin's Creed: Revelations, nós tínhamos um ambiente urbano e repleto de prédios, o novo título adiciona árvores e outras estruturas naturais a serem escaladas. Na prática, tudo isso acontece de maneira bem convincente, seja enquanto escala algumas árvores ou quando se pendura em uma parede rochosa.

A irmandade está de volta

Todo esse passeio serve apenas para levar Connor até seu objetivo: o templário Silas. No entanto, para poder chegar até ele, o herói precisa passar pela reforçada guarda montada pelos soldados ingleses. Como enfrentá-los parece não ser uma tática muito boa, a solução é enganá-los.

Uma das principais novidades vista na demonstração está exatamente no fato de os demais assassinos da irmandade poderem ser chamados a qualquer momento para ajudá-lo a enganar suas vítimas. Nesse caso, eles entram em cena vestidos como soldados e simulam a prisão do assassino, permitindo sua entrada no perímetro fechado.


Essa exploração "stealth" dentro de áreas urbanas é outro ponto bem interessante. A reconstrução da cidade de Boston do século XVIII ficou bem realista e consegue misturar de maneira equilibrada as construções com estruturas naturais, o que cria situações variadas de jogabilidade. Ela também traz algumas novidades, como as carroças de feno que circulam pela cidade e o prédios abertos que podem ser usados como rota de fuga.

No entanto, a grande estrela da demo é o estilo de luta de Connor, que consegue ser muito mais brutal e versátil que o de seus antepassados. Se você já se empolgava com Altaïr e Ezio, prepare-se para conhecer alguém muito mais mortal.

O modo de combate do novo personagem é muito mais selvagem e violento, o que faz com que tenhamos um ritmo diferente e mais dinâmico na hora de enfrentar os templários. Com a ajuda de seu tomahawk, ele simplesmente acaba com qualquer um que aparecer em sua frente, seja atacando pelas costas ou cortando a garganta.


A partir de Assassin's Creed III, há novas formas de matar. Caso um soldado atire contra você, basta desviar para que outro oponente seja atingido. Ou então agarrar alguém para usá-lo como escudo humano. Também não podemos esquecer de enfiar a baioneta no peito de um oponente e disparar contra a pessoa que estiver atrás. Ou uma mistura sequencial disso tudo.

Como é possível perceber, as opções são bem variadas. Isso porque nem falamos que será possível assassinar enquanto você corre. Em determinado momento da demo, Connor usar seu tomahawk para acertar alguém que vem em sua direção. Com o machado cheio de sangue e a arma de sua vítima na mão, ele salta de um telhado e cai exatamente sobre o templário.


Se comparado com seus antepassados, o novo personagem consegue ter uma visão muito mais ampla do confronto, o que lhe permite criar essas combinações de movimentos que tornam o campo de batalha em uma carnificina. Além disso, a animação desses confrontos está muito boa, dando o ritmo que a habilidade do assassino merece.

Um novo mundo gráfico
Se Assassin's Creed III já era a renovação que a série precisava em termos de jogabilidade, a parte gráfica também acompanha essa evolução e nos traz uma melhoria significativa em relação aos jogos anteriores. Tanto o cenário quanto os personagens estão bem modelados, inclusive nas tomadas mais próximas.
As cenas de campo estão muito bonitas, principalmente naquelas em que Connor corre pela neve. O nível de textura e efeitos está muito bom e enche os olhos de todos os fãs que esperavam uma melhoria técnica na série.
Há alguns defeitos? É claro, mas não é nada que prejudique a experiência. Afinal, o que é um rastro de neve com problemas quando todo o resto é simplesmente espetacular?

Informações Adicionais:

Steam: None
PSN: None
Xbox Live: ahhVelha
E-mail: vidadegamer0@gmail.com
- Twitter: @VidadeGamerTT
Facebook:  Vida de Gamer

Att, Lucas

0 comentários:

Postar um comentário